Estamos de volta!!

Estamos de volta!!
Viva o Verão...

3 de out. de 2015

Cinco erros que os pais cometem ao cuidar dos dentes das crianças


Ter atenção à saúde bucal das crianças e cuidar corretamente dos dentes é importante para evitar cáries e outros problemas mais sérios. Os pais devem acompanhar o processo de escovação e saber orientar os filhos até que eles consigam desempenhar a função sozinhos, sem precisar de ajuda.


Mas, nem sempre, há tempo ou disposição para isso e alguns erros acabam sendo cometidos, prejudicando os dentes das crianças. A dentista Sandra Kalil, professora de Odontopediatria da Escola de Aperfeiçoamento Profissional APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas) aponta os principais erros e ensina como combatê-los:

.Erros ao escovar dentes


1 - Fazer da escovação um momento chato.

“Mesmo as crianças mais dóceis relutam em obedecer ordens quando os adultos não são os primeiros a dar exemplo. Por isso, é importante que os pais mostrem para seus filhos o quanto é importante uma boa saúde bucal – escovando os dentes juntos, ensinando a usar o fio ou a fita dental logo depois da escovação... Para os bem pequenos, comprar escovas coloridas ou elétricas pode ser um bom incentivo”.

2 - Oferecer leite na hora de dormir.

“Até mesmo nos desenhos animados as crianças vão para a cama com uma xícara de leite e algumas bolachinhas. Mas esse mimo pode custar caro em termos de saúde bucal. O leite, por exemplo, pode ser enriquecido com cálcio e vitamina D, sendo bom para fortalecer os dentes. Mas também é rico em lactose, um tipo de açúcar que contribui para a formação de cáries. Se não houver acordo e a criança insistir, os pais devem cultivar o hábito de oferecer o leite pelo menos uma hora antes de a criança dormir, reservando tempo para a higiene bucal”.


3 - Aumentar a oferta de doces.

“Durante as férias, principalmente, a alimentação das crianças acaba sendo alterada, havendo uma oferta maior de salgadinhos e guloseimas. Para não impor uma rotina severa demais aos pequenos, procure oferecer sobremesa logo depois do almoço. Assim, meia hora depois, a criança sabe que deve escovar os dentes e voltar a se alimentar somente depois de três ou quatro horas. O consumo descontrolado de açúcar durante o dia acaba aumentando a produção de bactérias na boca e enfraquecendo os dentes”.


4 - Trocar água por sucos e refrigerantes.

“Esse é um erro muito comum nas casas brasileiras. Ainda que os pais ofereçam mais sucos do que refrigerantes – o que certamente é mais saudável mesmo – o ideal é aumentar a oferta de água. Quase tanto quanto os refrigerantes à base de cola, os sucos contêm uma taxa elevada de acidez e açúcares, contribuindo para a erosão do esmalte que, em médio prazo, aumentará a sensibilidade dos dentes, exigindo tratamento mais custoso em todos os sentidos. Além de ser mais saudável para o organismo, tomar bastante água durante o dia contribui para evitar o acúmulo de açúcar na boca e o aparecimento de lesões de cárie”.


5 - Descuidar da higiene e da substituição da escova.

“A escova de dente é uma ferramenta fundamental para a perfeita higiene bucal. Sendo assim, ela não pode ser esquecida em momento nenhum durante o ano, devendo ser trocada a cada dois meses, de preferência. Alguns modelos indicam quando a vida útil da escova está chegando ao fim. Depois de escovar bem os dentes e usar fio dental, é importante ensinar a criança a limpar corretamente a escova, a fim de não acumular restos de alimento e se transformar numa colônia de bactérias. O custo-benefício vale muito a pena, já que manter a saúde bucal é fundamental para ter boa saúde geral”.

Nenhum comentário:

Não dê armas às crianças!!

Não dê armas às crianças!!