Alguns truques
O assunto é tão gostoso quanto longo; aqui vai uma amostrazinha de truques simples para seu cão se tornar a alma peluda da festa.
“Aperto de mão”
Para começar, o cão já deverá saber atender ao comando de “senta”. Faça-o sentar-se, pegue uma de suas patas dianteiras e diga “dá a mão”, “bom dia”, “e aí?” ou outro equivalente de cumprimento. Segure a pata dele por alguns instantes, diga “bom menino”, “boa menina” ou um incentivo similar; solte então a pata dele. Depois de alguns instantes diga “dá a mão” ou similar e veja se ele te dá a pata sozinho. Se não der, repita tudo algumas vezes por dia até ele te estender a pata ao ouvir o cumprimento.(Ah, sim: ao escolher a frase que deseja usar, mantenha-a sempre, pois constância é essencial para treinamento de peludos.)
“Engatinhar”
O cão já deve conhecer o comando “Deita”. Faça-o se deitar, ponha-lhe diante do focinho um petisco ou brinquedo e diga “Engatinha”. Se ele tentar se levantar, coloque o prêmio mais perto do chão e repita bem devagar “Não, deita, rasteja”. Se ele engatinhar, por pouco que seja, cumprimente-o – afinal, ele obedeceu – e repita tudo.
“Cumprimento”
Sente-se ao nível do cão. Mostre-lhe um prêmio, ponha outra mão nos joelhos e faça sinal para o cão vir buscá-lo. Logo que o cão encostar o queixo em teus joelhos, diga a ele “Diga ‘Olá’” ou outro cumprimento, depois diga “Solta” ou “OK”, espere-o levantar a cabeça e dê-lhe o prêmio após soltá-lo. Repita algumas vezes por dia, a cada vez aumentando o tempo em que o cão mantém a cabeça em teus joelhos.
Fonte: Vida de Cão
beijinhos...
Vou tentar, mas minha cadelinha é muito teimosa! doida doida!
ResponderExcluirR+Tem sorteio no meu blog, participe!
Um beijinho! Joao