Puruquinha era um indiozinho muito alegre e obediente que morava com os seus pais no meio da mata e todos eles tinham medo do homem branco. O seu pai queria ensinar-lhe a usar o arco e a flecha para pegar animais com os quais eles se alimentavam, e defender-se de algum homem branco que aparecesse na tribo, mas Puruquinha dizia que não tinha coragem de matar homem branco e quando ía aprender a caçar, sempre arranjava um jeitinho de errar pois ele tinha muita pena de matar bichinhos.
Quando seu pai reclamava com ele, dizendo:
- Se você não matar você não come!
Ele respondia ligerinho:
- Que importa, eu já não como! Eu gosto mesmo é de raízes, frutos e verduras.
O pai desistiu de ensiná-lo a caçar e resolveu ensinar-lhe a pescar. Como estava muito ocupado cuidando de cortar lenha, pediu para o indiozinho Araripe,amigo de Puruquinha, para ele ensinar-lhe,
Araripe era um grande pescador!
E lá se foram os dois indiozinhos para o rio numa linda canoa. Araripe pescava como se fosse um índio adulto, não perdia nenhum peixe que se aproximasse da canoa. Ele pescava, jogava dentro da canoa e, imediatamente o indiozinho Puruquinha os devolvia às águas do rio.
Quando Araripe descobriu o que o amigo estava fazendo, resolveu pegar os peizes com a lança porque assim o peixe morria e não podia ser devolvido às águas.
Puruquinha não gostou de ver o peixinho preso na lança se debatendo antes de morrer, jogou-se na água e voltou nadando até a terra, correu para o seu pai e lhe disse com energia:
- Não vou matar peixes, não vou! E não vou aprender a pescar; pode me deixar morrer de fome que eu não importo.
O pai de Puruquinha vendo que ele não mudaria de ideia em relação à matança de animais, resolveu ensinar-lhe a cuidar da terra, plantar e colher.
Foi assim, que naquela tribo onde todos gostavam de se alimentar de caças e peixes, surgiu um indiozinho que amava cuidar da terra, semear, colher e preparar deliciosos quitutes com a batata, a mandioca, o aipim e muitas outras raízes, frutos e verduras.
Mesmo sem comer caças e peixes Puruquinha se tornou um índio adulto muito forte e vencia todas as lutas quando brincava com os seus amigos.Deixou de ser o indiozinho Puruquinha para ser o Grande Guerreiro Puruquinha.
bjs,soninha
Nenhum comentário:
Postar um comentário
beijinhos e carinhos...