Cinco meses se passaram e o Toninho não conseguiu descobrir onde dona Ritinha se escondeu com diana e os filhotes de zeus.O menino chorava todos os dias com saudade dos filhotes que já deveriam estar bem crescidinhos e bonitos, e o amigão ficava ao seu lado como se entendesse toda a situação.
Um dia Toninho estava deitado na rede, descansando, teve uma ideia que ele achou ser brilhante, levantou-se de um pulo, assustando o amigão que estava deitado no chão debaixo dele, e correu para falar com a sua mãe:
- Mamãe..mamãe!!! gritou o menino.
- O que foi Toninho, o mundo está acabando? respondeu dona Ziza sorrindo baixinho.
- Acabei de ter uma ideia de como encontrar dona Ritinha com os filhotes de zeus,disse o menino.
- E qual é esta ideia tão brilhante? perguntou a mãe, já desconfiada de que seria mais uma aprontação do menino.
- Meu Deus do céu, disse o menino.Por que não pensei nisto antes ,mamãe?!
- O quêêê...menino...diga logo, pelo amor de Deus, pois estou muito curiosa.
- A senhora vai ao Correio e procura saber com o chefe onde é que a dona Ritinha está morando .
- E se ele não quiser dizer? falou dona Ziza, preocupada em criar alguma confusão com o pessoal do Correio.
- A senhora diz a ele que tinha o endereço mas perdeu e, como está chegando o Natal e a senhora quer mandar cartões para os seus amigos...
- É uma boa ideia, falou dona Ziza.Sabe que você é inteligente?
- Eu sei mamãe...eu sei....só não sei porque demorei tanto tempo para pensar nisto. Aproveita e compra duas cartelas de selos, para convencer o chefe do Correio que a senhora vai mesmo mandar cartões de Natal.
- Ah! que pena...eu só terei dinheiro dia 05 quando receberei minha aposentadoria. que pena! falou a velha mãe desconsolada.
- Tem nada não mamãe...tem nada não...eu tenho um dinheirinho guardado da minha mesada e lhe dou, afinal de contas é para uma boa causa.
Dona Ziza arrumou-se,pegou o dinheirinho do filho e foi ao correio colocar a ideia do Toninho em prática.
E não é que deu certo!?
Ela voltou toda feliz, cantatrolando baixinho, com o endereço da dona Ritinha dentro da sua bolsa,bem guardadinho. Já em casa, quando foi recebida pelo filho, ela perguntou:
- Adivinha o que tenho aqui na minha bolsa?!
- Deu certo mãezinha...deu certo....graças a Deus!!
O menino pulava, beijava e abraçava a mãe enquanto o amigão balançava o rabo com tanta força que parecia estar a bater em todos.
Foi uma felicidade geral. Nesta noite Toninho dormiu igual a um anjinho, desejando que amanhecesse logo a fim de ir à casa de dona Ritinha para buscar os lindos filhotes de zeus.
bjs,soninha
(Ficção)