Pepi vivia na floresta numa linda aldeia onde todos viviam em harmonia. Os índios adultos caçavam, pescavam, arrumavam as ocas, armavam as redes e faziam fogueiras para aquecer a todos nas noites mais frias.
As mulheres ajudavam os homens nos trabalhos mais leves, cortavam a lenha, limpavam, tratavam e preparavam os peixes para alimentar a aldeia, cuidavam das crianças, faziam vassouras com as palhas dos coqueiros para limpar o terreiro, peneiras e cestos que usavam na aldeia.
Quando as chuvas se escondiam e a lavoura começava a morrer, os adultos se juntavam ao redor da fogueira cantando e dançando para os deuses pedindo que mandassem a "água do céu" para o milho, a mandioca,o jerimum e as outras plantas não morrerem.
Enquanto isso as crianças menores de sete anos,sentadinhas e quietas, observavam a fim de aprenderem como se dirigir aos deuses, as maiores podem participar.
Os deuses costumavam aceitar a oferenda da "dança da chuva" e, no terceiro dia,as águas escorriam do céu como se cantassem um hino de louvor à vida.
Pepi amava tudo aquilo. A sua vida era mágica, assim ele falava aos peixinhos com quem brincava quando se banhava no rio. O indiozinho conversava com a arara, sentava no casco da tartaruga para passear e subia no galho mais alto para brincar com os macaquinhos. Nada lhe faltava!
Um dia, os pais de Pepi lhe perguntaram: _ Filho, o que lhe falta para você ser feliz?
- Nada meus pais, disse Pepi, não me falta nada. Eu sou muito feliz aqui e não quero mais nada a não ser.....
_ A não ser o que filho? diga...
- A não ser um abração agora e depois um belo banho no rio!!
Os pais do Pepi abraçaram-no com amor e carinho e, de mãos dadas, correram para o rio onde mergulharam e ali ficaram brincando e sorrindo até a noite chegar.
Assim é a vida pura e feliz numa aldeia onde todos se amam e a felicidade está nas pequeninas coisas.
19 de abril: Dia do Índio
*soninha**
4 comentários:
Antigamente os índios caçavam e pescavam para viver, hoje são caçados, uma pena.
Passando para deixar um beijinho em seu coração, que Deus sempre ilumine com sabedoria e muita saúde.
NIcinha
Maravilhoso momento ,simplesmente lindo ,muitos beijinhos
Pepi, é um indiozinho muito feliz!
Beijinhos,
Pedro
Postar um comentário