A boca é importante via de contato e contágio para a disseminação desses problemas e, neste sentido, cuidar dela é um caminho para a prevenção das complicações típicas desta fase do ano.
Para se ter uma ideia, um espirro é capaz de espalhar até 40.000 gotículas infecciosas com vírus, bactérias e eventuais fungos. E pensar que tudo isso sai da boca de alguém gripado e muitas vezes comprometido na integridade das gargantas, narizes, gengivas e dentes.
Nos dias de frio intenso e seco, hidrate a boca regularmente. Consuma muita água in natura, chás desprovidos de açúcar, utilize os protetores labiais (mas lembre-se de não compartilhar o seu com as crianças ou qualquer outra pessoa).
A higiene da boca também é fundamental, além de livrar os dentes e a língua do excesso de placa bacteriana, melhorar o hálito, ela é a base fundamental para a promoção de saúde através da boca. Assim estamos reforçando a condição do nosso “sistema de defesa” para focar a prevenção e/ou o combate das doenças da época, sem ter que dividir essa tarefa com a “defesa e busca pelo equilíbrio dos problemas da boca”.
Além das escovas e do fio dental, o apoio de cremes dentais e eventuais bochechos, previstos pelo dentista, ajudam a diminuir a eliminação, no ar e nos meios de contato compartilhado, da percentagem de micro-organismos que podem comprometer a sua saúde e a dos outros ao seu redor, especialmente após o “batizado de um espirro sobre aquela superfície”…
Um ótimo e saudável inverno!
beijinhos saudáveis...
Nenhum comentário:
Postar um comentário