Quase todas as crianças sonham em ter um animal de estimação. Muitos pais negam a realização desse sonho, com medo que de que o gato (ou cão) possa aleijar a criança.Não é normal que isso aconteça, porque o gato reconhece os donos e não é um animal agressivo. Apenas ataca quando não tem qualquer hipótese de fuga e em situações perfeitamente limites.
Gatos e crianças precisam de aprender a conhecer-se e a relacionar-se.
Uma criança nem sempre sabe como brincar ou cuidar do gato, não tendo conhecimento imediato do que o gato pode ou não gostar e do que lhe podem ou não fazer.
É preciso que as crianças aprendam a conhecer e compreender o seu novo amigo, porque dessa forma vão conseguir criar uma relação especial, que recordarão para sempre como algo de maravilhoso.
O papel dos adultos vai ser fundamental, para que nem um nem outro fiquem maltratados ou traumatizados.
Tenho um bebê ainda pequeno. Devo impedir que o gato se aproxime?
Desde pequenos que os bebês podem contactar com gatos, quando estes são, como é evidente, animais meigos.Não deve deixar o bebê e o gato sozinhos, para evitar alguma arranhadela no meio de uma brincadeira.
Mas na sua presença, não há razão para impedir que os dois possam conviver e iniciar logo desde bem cedo, uma profunda amizade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário