Estamos de volta!!

Estamos de volta!!
O Inverno Chegou...

23 de nov de 2015

A Chácara do Chico Bolacha


beijinhos de luz!

Os Viajantes e o Urso


Um dia dois viajantes deram de cara com um urso. 

O primeiro se salvou escalando uma árvore, mas o outro, sabendo que não ia conseguir vencer sozinho o urso, se jogou no chão e fingiu-se de morto. 

O urso se aproximou dele e começou a cheirar as orelhas do homem, mas, convencido de que estava morto, foi embora. 

O amigo começou a descer da árvore e perguntou:

-O que o urso estava cochichando em seu ouvido?

-Ora, ele só me disse para pensar duas vezes antes de sair por aí viajando com gente que abandona os amigos na hora do perigo.

Moral: a desgraça põe à prova a sinceridade da amizade.

Do livro: Fábulas de Esopo
 Companhia das Letrinhas

beijinhos de luz...

Bolo de frango com espaguete e vegetais


Ingredientes:

Bolo:

. 1/2 kg de peito de frango desossado moído 
. 1/2 xícara de aveia 
. 1 ovo
. 1 cebola pequena ralada 
. 1 dente de alho picado
. 1/2 xícara de salsinha picada
. 1 cenoura ralada 
. 1/2 xícara de agrião picado 
. 1 tomate sem pele e sem sementes, picado
. 1 colher (café) de sal 
. Óleo para untar 

Para o palhaço de espaguete e vegetais:

. 50 g de espaguete cozido
. 1 beterraba sem casca
. 1 cenoura sem casca
. 1 tomate-cereja lavado

Modo de preparo:

Prepare o bolo: 

Em uma tigela, misture todos os ingredientes e espalhe em um refratário untado com óleo. 
Leve ao forno moderado (180 °C), preaquecido, por 30 minutos ou até dourar.

Prepare o palhaço: 

Corte duas fatias de beterraba, com um cortador de biscoitos, para os olhos e duas tiras de cenoura para as sobrancelhas. 
Junte o espaguete com a beterraba ralada para os cabelos. 
Coloque o tomate no lugar do nariz. 
Faça a boca com um pedaço de torta em formato de meia-lua, enfeitada com tiras de cenoura.

Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto Juvenil


A detecção precoce é fundamental para alcançar a cura!

Esteja atento!!



4 de nov de 2015

O Ursinho e as Abelhas


Um filhote de urso estava passeando pela floresta quando viu um buraco no tronco de uma árvore.

Olhando mais de perto, reparou que uma porção de abelhas entravam e saíam constantemente do buraco. algumas permaneciam em frente à entrada como se estivessem montando guarda. Outras chegavam voando e entravam. Outras ainda saíam e sumiam pela floresta a dentro.

Cada vez mais curioso, o ursinho pôs-se em pé nas patas traseiras, meteu o focinho no buraco, farejou e depois enfiou uma pata.

Quando retirou a pata ela estava lambusada de mel.

Porém mal começara a lambê-la quando um enxame de abelhas enfurecidas saiu do buraco e atacou-o, mordendo-lhe o focinho, as orelhas, a boca, todo ele.

O ursinho tentou defender-se, mas se enxotava as abelhas para um lado elas voltavam e atacavam pelo outro. Enfurecido, tentou vingar-se através de golpes pelos dois lados. Porém, querendo atingir a todas, não conseguiu derrubar nenhuma. Finalmente rolou pelo chão até que, vencido pelo medo e pela dor das picadas, voltou correndo e chorando para junto de sua mãe.


*Leonardo da Vinci*

beijinhos de luz!

Meditação para crianças ajuda a estimular a criatividade

Meditação permite sentir uma liberdade interna capaz de despertar a imaginação
Meditar está cada vez mais entrando na rotina dos adultos, principalmente quem busca uma válvula de escape para a correria do dia a dia. Mas a meditação para crianças também tem efeitos fantásticos na vida dos pequenos.

Concentração, controle das emoções e autoconhecimento prometem uma infância mais tranquila e menos conturbada. Assim, desde pequenas as crianças aprendem técnicas que promovem seu próprio bem-estar e saúde mental.
Por que apostar na meditação para crianças? 
Um dos grandes benefícios da meditação, seja para os adultos ou para os pequenos, é o estímulo da criatividade. A prática zen permite sentir uma liberdade interna capaz de despertar a imaginação e livrá-las de qualquer limite que possa ser imposto.

Na escola, habilidades como a concentração são essenciais para que o aprendizado seja absorvido e possa ser usado no cotidiano. O aumento da percepção e da capacidade de expressão também estão ligados à meditação para crianças e ao estímulo da criatividade.

Um estudo recente publicado na revista científica Education Psychology Review analisou as descobertas de outros 15 estudos desenvolvidos com estudantes da Austrália, Canadá, Índia, Taiwan e Reino Unido para compilar resultados. A pesquisa apontou três grandes benefícios da meditação na escola: maior bem-estar, melhor habilidade de se socializar e a melhora nos resultados acadêmicos dos alunos.

Uma escola na cidade de San Francisco, nos Estados Unidos, inseriu na sua grade diária 30 minutos de quietude, sendo um período de 15 minutos pela manhã e outro na parte da tarde. Em três anos, a taxa de suspensão reduziu pela metade e em 65% as ausências. Além disso, a média geral dos alunos aumentou em 5%.
Como meditar com os pequenos
A técnica mais usada para a meditação para crianças é conhecida em inglês como mindfulness, algo que pode ser traduzido para consciente. Esse estilo permite que qualquer pessoa, independente de crenças religiosas ou filosóficas, consiga acalmar a mente com passos simples.

A meditação mindfulness  exige que a pessoa concentre-se em algo simples do momento, geralmente a respiração, algum som específico ou uma sensação. Quando a mente se encher de pensamentos, basta deixá-los ir e retornar o foco para o ponto de partida.

Com crianças, é preciso usar a criatividade para que elas percebam como fazer o processo corretamente. Uma das técnicas é colocá-las todas deitadas com pernas e braços estendidos no solo. Cada uma deve escolher um ursinho ou outro brinquedo pequeno e posicioná-lo no peito.
O foco inicial consiste em mantê-las confortáveis, fazer com que sintam a cabeça no travesseiro fofo e em que partes específicas o corpo toca o chão. Em seguida, o professor ou pai que guia a meditação deve fazer com que elas foquem no movimento que a respiração faz e como isso mexe com ursinho ou brinquedo que escolheram.

É importante deixar a respiração fluir naturalmente. Aos poucos, com a concentração  no momento, ela tende a ficar mais espaçada e mais profunda. Cerca de 15 minutos diários de prática já devem trazer mais tranquilidade para a mente de qualquer pessoa que queira se beneficiar da meditação.


beijinhos de alegria...

GAAC: Grupo de Apoio à Criança com Câncer


A existência do GACC só é possível através da sua doação. Você pode contribuir com doações financeiras, materiais, atuando como empresa parceira da ONG ou como voluntário.

Para doações financeiras, de pessoas físicas e jurídicas, nós disponibilizamos em nosso site um espaço totalmente online e seguro. Mas, se preferir, você pode doar através das nossas contas bancárias ou solicitar através do número (79) 3211 5642 que o nosso mensageiro vá até a sua residência. 

Dentro do Estado de Sergipe

Banco: BANESE N° 047 Agência: 054 Tipo: 03 Conta Corrente: 100308-6

Outros Estados

Banco: BANCO DO BRASIL N° 001 Agência: 2961-0 Conta Corrente: 7258-3

As doações materiais incluem itens como:

-Alimentos não perecíveis
-Medicamentos
-Brinquedos
-Roupas
-Calçados
-Bens móveis
-Material de higiene e limpeza

Para empresas que desejam contribuir com o nosso trabalho, basta enviar um email para captacao@gacc-se.org.br ou entrar em contato através do número (79) 3211 5642 para agendar uma visita.

Para os interessados em se voluntariar nos nossos projetos, disponibilizamos uma área exclusiva no nosso site para que você realize o seu cadastro. A nossa Coordenação de Voluntários entrará em contato para informar sobre as capacitações do GAAC.

Novembro Dourado: Diagnóstico Precoce é Fundamental


Durante o mês de novembro, instituições ligadas ao câncer infantojuvenil promovem o “Novembro Dourado” com o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce e cobrar do Ministério da Saúde políticas públicas voltadas ao diagnóstico.

Os principais tipos de câncer que acometem crianças e adolescentes são a Leucemia, seguido de tumores do Sistema Nervoso Central e tumores de Linfoma.

Segundo o Médico oncologista pediátrico Dr. Venâncio Gumes, em Sergipe são diagnosticados por ano cerca de 70 novos casos de câncer em crianças no Centro de Oncologia do Hospital de Urgência (HUSE). ”Antes o câncer era uma doença rara, hoje é uma realidade”, afirma ele.

O câncer infantojuvenil é a segunda causa morte no país, uma realidade que precisa ser vista pelo poder público com mais carinho e atenção, promovendo políticas públicas que venham orientar a população sobre o diagnóstico precoce, mas principalmente melhorar o sistema que hoje é enfrentado por paciente que tem um longo caminho a percorrer. O tempo de suspeita e diagnóstico, até chegar ao tratamento, chegam a ultrapassar 3 meses e, como afirma Dr. Vernâncio, o câncer não espera.


Segundo ele, um dos grandes problemas se encontra atualmente no sistema de saúde, onde muitas vezes o profissional de determinado município prescreve os exames, a mãe se dirige ao posto de saúde do seu municipio para marcar e estes demoram a ser agendados, além da demora para a entrega do resultado. “Se o sistema não agiliza esse processo, fica difícil para o profissional de saúde diagnosticar um câncer em uma criança precocemente”. Para ele, os profissionais dos municípios devem estar atentos aos sintomas de um possível câncer infantojuvenil e assim que perceberem algum indício, devem encaminhar imediatamente para o Centro de Oncologia de Sergipe (ou do seu Estado), para a realização de exames em tempo mais hábil. 

Para o médico, o tempo ideal desde a suspeita até o diagnóstico é no máximo 15 dias, mas a realidade é muito diferente. A lei de 12.732/12 (em vigor desde 23/05/2013) estabelece que o primeiro tratamento oncológico seja iniciado em um prazo máximo de 60 dias ou a depender da patologia em um tempo menor que o estipulado. Prazo esse que não conforta aquele que vive o dia-dia com crianças e adolescentes com câncer na tentativa de salvar vidas, sem falar nas constantes faltas de medicamentos que muitas vezes só é suprida pelo apoio que os pacientes recebem das Casas de Apoio que acabam suprindo a ausência do poder público.

Fique atento aos principais sintomas do câncer infantojuvenil:

- Febre inexplicável

- manchas roxas

- Vômitos frequentes e principalmente matinais

- Perda de Peso Inexplicável

- Problemas visuais

- Caroços que apareçam pelo corpo

- Tonturas



beijinhos de luz!

Novembro Dourado


O Novembro Dourado é uma ação realizada pelas entidades que oferecem apoio ao tratamento do câncer infanto-juvenil com a parceria da CONIACC (Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer). O objetivo da campanha é democratizar a importância da discussão do câncer infanto-juvenil para sensibilizar o Ministério da Saúde, visando a implementação da referida campanha pelo Governo Federal, em prol do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil.

Começaremos o mês com o BAZAR DOURADO POR AMOR A AMO, que será realizado nos dias 04 e 05 de novembro, no salão social da Sociedade Aliança, (Rua Oscar Emílio Müller, 49 – Vila Nova) das 11 horas às 20 horas. Serão recebidos artesãos da região, que venderão suas peças, parte de seus lucros serão revertidos à AMO. A entrada é gratuita.

Sábado, dia 8 de novembro, a partir das 20h e 30min, no CTG Porteira Velha de Novo Hamburgo (Rua Independência, 43 – Primavera), ocorrerá o 1º Jantar Baile Solidário. Este evento é uma iniciativa das famílias atendidas na AMO Criança.

O objetivo deste jantar é a confraternização e fortalecimento de vínculos das 50 famílias atendidas. Os cartões já estão à venda no valor de R$ 15,00 por pessoa, podendo ser adquiridos com as famílias da AMO, ou na sede da entidade (Rua Vidal Brasil, 1695 – próximo ao Hospital da Unimed).

No dia 11/11, a médica oncopediatra da AMO Criança ministrará uma palestra para a rede de atenção à criança e ao adolescente do município de Novo Hamburgo.





2 de nov de 2015

As Aventuras da Lagartixa Felizberta: O Falso Convite


Vocês se lembram da felizberta a lagartixa que caiu no leite de Dona Zizi?

A bichinha estava descansando quietinha lá no meio das folhas, para não ter que ajudar a sua mãe nas tarefas de casa e nem ir à escola, quando ela viu um serzinho verdinho, verdinho, se aproximando dela, era curucupaco, o papagaio da Dona Zizi.

Sonolenta, a felizberta falou para o papagaio:
- O que você quer aqui na minha árvore meu amiguinho?

_ Sua árvore? 
Indagou o papagaio, surpreso.

- Sim, esta árvore é minha porque bicho nenhum vem aqui a não ser eu...

_ AH! e porque nenhum bicho vem aqui a árvore é sua?
 Ãnãn...eu pensei que era da Dona Zizi, pois está no quintal da casa dela.

- Hummmm...ãããã..ééééé...
Balbuciou a lagartixinha, mas o que eu quero dizer é 
que somente eu venho dormir aqui em cima.

_ Entendi amiguinha, estou brincando com você!! 
Vim mesmo foi para lhe fazer um convite e espero que você aceite.

- Qual convite curucupaco
Do que se trata?

_ Sabe a Dona Zizi, a dona desta casa, desta árvore, aquela velhinha que você mergulhou no leite da xícara dela, perguntou o papagaio, caindo na gargalhada ao se recordar do incidente.

- Claro que me lembro, como poderia esquecer hein curucupaco?

_ Pois ela pediu para eu vir lhe convidar para passar uma tarde na casa dela , tomar chá, comer guloseimas e escutar historinhas, você vai?

- Vou pensar, curucupaco....vou pensar e depois lhe respondo tá?

Curucupaco disse que estava certo e que retornaria no dia seguinte para saber a resposta.
Despediu-se de felizberta e retornou à casa de Dona Zizi.

Mal curucupaco entrou em casa, o cãozinho pipo e a gatinha flor correram ao seu encontro perguntando:

= E aí curucupaco, a lagartixa felizberta acreditou que foi mesmo Dona Zizi que a mandou convidar?

_ Não sei não, disse o papagaio; ela pediu um tempo para pensar e só amanhã me dará a resposta. Eu acho que ela desconfiou que não é verdade.

Enquanto pipo, curucupaco e flor conversavam sobre o falso convite que eles inventaram para pregar uma peça em felizberta, ela, lá no meio da folhagem pensava...pensava...e falava sozinha:

- Será mesmo verdade que Dona Zizi me convidou ou será que curucupaco está querendo me pregar uma peça?

Pensando...pensando...felizberta decidiu e resmungou:
- Eu já sei o que vou fazer!!
Amanhã quando curucupaco chegar para saber da resposta ele vai ver só...se ele pensa que vai me pregar uma peça ele está muito enganado pois sou eu quem vai lhe pegar...

Sorrindo de felicidade a lagartixinha fechou os olhinhos para dormir enquanto lá na sua casa a mãezinha de felizberta chamava pela filhinha e, não obtendo: resposta ela se queixava:

~Ai meu Deus! 
Onde será que minha filha se escondeu?

Enquanto isso, lá no alto da árvore, a lagartixa tramava o seu plano para pegar o curucupaco.

Qual será a peça que a felizberta irá pregar no papagaio?
Logo logo iremos saber ...

*soninha*

beijinhos de luz!

Relax...com adivinhas e charadinhas!


" PASSE O MOUSE E DESCUBRA" 

O que é que faz virar a cabeça de um homem?
O Pescoço

Quem é que nasce no rio, vive no rio e morre no rio, mas não está sempre molhado? 
O CARIOCA.

O que é que corre em volta do pasto inteiro sem se mexer?
A CERCA.

O que é que nunca passa, e sempre está na frente? 
 O FUTURO.

Qual a diferença entre a mulher e o leão? 
A MULHER USA BATOM E O LEÃO RUGE.

O que é que pode ser de ferro, de gelo, de chocolate e de água ao mesmo tempo?
BARRA.

Quais as capitais brasileiras mais faladas no mês de dezembro? 
NATAL, BELÉM E SALVADOR.

O que é que quando se escreve com "O" costuma matar, e com "A" só serve para amarrar? 
TIRO e TIRA.

O que é que pode passar diante do sol sem fazer sombra? 
 O VENTO.

O que o zero disse para o oito? 
 Que cinto maneiro!!!

"Quatro pés, em cima de quatro pés, 
esperando quatro pés chegar. 
Quatro pés não veio, 
quatro pés foi embora, 
quatro pés ficou. 

O que é o que é? "
 O gato em cima da mesa esperando o rato chegar, 
o rato não veio, o gato foi embora e a mesa ficou.

beijinhos de luz!

A Origem do Sol e da Lua


Há muitos anos atrás em uma pequena aldeia da crosta, viviam um casal. 
Depois de um longo período, o casal teve 2 filhos: um menino e uma menina
Para a alegria dos pais eles se davam muito bem, e não se separavam um do outro.

O tempo foi passando e quando os dois ficaram adultos aconteceu algo surpreendente: os dois não paravam de brigar. Os pais ficaram tristes e espantados.

Na verdade quem se transformou foi o filho, que tinha inveja da beleza da irmã.

A menina por sua vez, já estava cansada das implicâncias do irmão e não sabia o que fazer para fugir das suas maldades.

Mas um dia ela teve uma ideia:

- Vou fugir para o céu. Só assim escaparei do meu irmão.

A menina então se transformou em lua.

O rapaz quando soube que a irmã tinha fugido, ficou triste e arrependido. 
Então ele disse:

- Se ela foi para o céu eu irei também.

E ele foi para o céu e virou sol.

Ele não parou de correr atrás dela e cada vez que 
conseguia abraçá-la causava um eclipse lunar.

Síndrome de Edwards


O que é Síndrome de Edwards?

Também conhecida como Trissomia 18, a síndrome de Edwards é uma doença genética causada por uma trissomia do cromossomo 18, ou seja, uma condição em que a pessoa carrega três cópias do cromossomo 18, em vez de duas. A Síndrome de Edwards foi descrita pelo geneticista britânico John H. Edwards em 1960.


Causas:

Trissomias são problemas genéticos em que a pessoa nasce com uma cópia extra de algum cromossomo.

No momento da concepção, 23 cromossomos do pai e 23 cromossomos da mãe se combinam para criar um novo ser humano, que vem, normalmente, com 46 cromossomos em cada célula de seu corpo. A trissomia ocorre mais precisamente durante a divisão celular, em um problema conhecido como disjunção meiótica. Nele, o bebê nasce com uma cópia extra em algum dos 23 pares de cromossomos, resultando em um total de 47 cromossomos, em vez dos 46 com os quais um indivíduo saudável nasce. No caso da Síndrome de Edwards, o problema ocorre no par de cromossomo nº 18.

A Trissomia 18, apesar de rara, é a segunda mais comum que existe.


Fatores de Risco

A Síndrome de Edwards está diretamente envolvida na idade da mãe. Mulheres acima dos 35 anos que engravidam estão mais sujeitas a ter filhos com a Trissomia 18 do que mulheres mais jovens.

Já para o bebê, a doença costuma ocorrer mais em crianças do sexo feminino do que do sexo masculino, embora as taxas de mortalidade logo após ou algum tempo após o nascimento seja maior entre os meninos.



Sintomas da Síndrome de Edwards

Existem inúmeros sinais e sintomas que caracterizam uma criança com Síndrome de Edwards. As características apresentadas pelos portadores desta doença são:

- Crânio disfórmico, com o osso occipital proeminente (parte traseira e inferior do crânio)
- Micrognatia,uma desordem no crescimento facial, afetando principalmente a mandíbula, que encontra-se em uma posição muito posterior em relação à maxila
- Orelhas mais baixas que o normal (orelhas de implantação baixa)
- Pés Tortos congênitos
- Deformidades nos dedos das mãos
- Doença Cardíaca Congênita
- Baixo peso ao nascer
- Fraqueza muscular
- Pouco apetite
- Choro fraco
- Problemas de crescimento
- Mandíbula menor que o normal
- Queixo recuado
- Rigidez muscular extrema
- Dedos sobrepostos
- Unhas mal desenvolvidas
- Pernas cruzadas
- Tórax em formato incomum (peito carinado)
- Hérnia inguinal ou umbilical
- Encurtamento do dedão do pé
- Rugas na palma das mãos e nas plantas dos pés
- Boca pequena e triangular
- Estenose pulmonar
- Estenose aórtica
- Defeitos no septo ventricular
- Defeitos no septo auricular
- Má formação renal
- Mamilos menores e mais distantes um do outro que o normal
- Genitais anômalos
- Pescoço curto
- Maior presença de pelos
- Anomalias cerebrais
- Má formação dos olhos
- Anomalias vertebrais
- Má formação dos membros


PAIS...complementem a informação

beijinhos de luz!

Bolinho de Chuva com Goiabada


Ingredientes

2 ovos
1 xícara (chá) de leite
3 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
100 g de goiabada cortada em cubos
3 xícaras (chá) de óleo
Açúcar e canela em pó a gosto para polvilhar

Modo de Preparo

No liquidificador, bata os ovos, o leite, o açúcar e a manteiga. 
Passe para uma tigela e junte a farinha e o fermento. 
Misture bem e adicione a goiabada. 
Aqueça o óleo e frite colheradas da massa, pegando sempre um cubinho de goiabada. 
Vire para dourar por igual e retire com uma escumadeira. 
Escorra sobre papel-toalha. 
Polvilhe com o açúcar e a canela misturados. 
Sirva.


beijinhos de luz!

Os Pais


- Diz-me, bela Angelina,
com teus dotes naturais:
Como interpretas teus pais,
Minha galante menina?

-Meus pais, amiga querida,
São estrelas de amor,
Que Jesus, Nosso Senhor,
Me concedeu para a vida.

Amigos, como ninguém,
Conduzem-me ao bom caminho
E ensinam-me, com carinho,
O amor, a verdade e o bem.

No lar, que é meu doce abrigo,
São meus ternos protetores;
Bondosos, encantadores,
Nunca se cansam comigo.

Meus pais, em verdade, são
Meus anjos bons conta o mal!...
Mas... que dizes, afinal,
De minha definição?

-Disseste bem, Angelina,
Nossos pais e companheiros
São sublimes mensageiros
Da Providência Divina.


Pelo Espírito João de Deus
Médium chico Xavier
- Do livro: Jardim de Infância -

******

beijinhos de luz para todos!

Não dê armas às crianças!!

Não dê armas às crianças!!