Estamos de volta!!

Estamos de volta!!
Viva o Verão...

27 de out. de 2011

Você sabia que...

 Bondinho do Pão e Açúcar: 1912

O bondinho do Pão de Açúcar, Rio de Janeiro, foi inaugurado no dia 27 de outubro dr 1912, fazendo um caminho aéreo do Rio de Janeiro ao topo do morro do Pão de Açúcar.

Na verdade O Bondinho do Pão de Açúcar é um teleférico localizado na cidade do Rio de Janeiro, no Pão de Açúcar, sendo uma das atrações turísticas da capital fluminense, inaugurado em 1912 e desde então já transportou cerca de 37 milhões de pessoas, mantendo uma média atual 2.500 por dia.

 O bondinho na década de 40.

A vista da Baía da Guanabara, considerada uma das paisagens mais belas do mundo, era o atrativo que levava curiosos e alpinistas a escalar o Pão de Açúcar, já em fins do século XIX. O desenvolvimento das técnicas de engenharia levaram, já em 1908, ao engenheiro Augusto Ferreira Ramos a idealizar um sistema teleférico que facilitasse o acesso a cume do monte.


 Bondinho transitando

Quando o bondinho foi construído, só existiam dois no mundo: o teleférico de Monte Ulia, na Espanha, com uma extensão de 280 metros e que foi construído em 1907; e o teleférico de Wetterhorn, na Suíça, com um extensão de 560 metros, construído em 1908.

Atualmente o bondinho funciona ao longo de duas rotas, uma ligando a base do morro da Babilônia ao morro da Urca e outra ligando o morro da Urca ao pico do Pão de Açúcar.


 novo bondinho

A primeira linha (estação inicial - morro da Urca) possui extensão de 600 metros e a velocidade máxima durante a viagem é de 6 metros por segundo (21,6 km/h). A segunda linha (morro da Urca - Pão de Açúcar) possui extensão de 850 metros e a velocidade máxima durante a viagem é de 10 metros por segundo (36 km/h).

A capacidade atual é de 60 passageiros por viagem. Como o trajeto de cada linha é realizado em aproximadamente 3 minutos, a capacidade do teleférico é de 1170 passageiros por hora.


 passeio ao entardecer
Curiosidades 
- O bondinho foi ainda cenário do filme 007 Contra o Foguete da Morte, de 1979, no qual o agente secreto britânico James Bond (aqui interpretado pelo ator Roger Moore) derrota seu famoso inimigo Dentes de Aço (Jaws), interpretado por Richard Kiel.

- Em 2002, quando completou 90 anos, a data foi comemorada com um grande show do cantor Roberto Carlos, no Aterro do Flamengo.

- Nestas nove décadas foram transportados 31 milhões de passageiros ,segundo a Riotur.

Passageiros Ilustres: 
Diversas personalidades já realizaram o passeio no bondinho. Dentre estas, destacam-se: 
John Fitzgerald Kennedy - presidente estadunidense;
Albert Einstein - físico alemão.
Lech Walesa - líder sindical e ex-presidente da Polônia;
Gina Lollobrigida - atriz italiana.
Papa João Paulo II
beijinhos 

Um comentário:

Anônimo disse...

Minha 1ª vez no bondinho fui 68, com uma colega de escola aos 13 anos, e agora adulta, ou seja, em 94,só não lembrava como era o bondinho antigo, parabéns pelos 100 anos do BONDINHO, vida longa pra ele e pra mim tbm

Não dê armas às crianças!!

Não dê armas às crianças!!