Estamos de volta!!

Estamos de volta!!
Viva o Verão...

19 de dez. de 2012

Acidentes domésticos com crianças: fique atento aos cuidados


Os acidentes domésticos são muito comuns, especialmente para aqueles que possuem crianças pequenas em casa. Segundo dados da Secretaria de Saúde de São Paulo, somente no estado, foram registradas 951 internações causadas pela ingestão ou inalação de líquidos ou gases tóxicos no ano passado, com 29 mortes. Em 2010 o número de internações foi ainda maior: 1.132 internações e 26 mortes, sendo que as crianças pequenas são as maiores vítimas.

Apesar da inalação e ingestão de gases e líquidos tóxicos ser bastante frequente, essa não é a única causa de preocupação. Segundo a médica pediatra Joelma Gonçalves Martin, os pequenos objetos e brinquedos também são perigosos.

"Os brinquedos pequenos podem ser engolidos ou aspirados pela criança, ou seja, ao serem colocados na boca podem ir para o pulmão, o que pode causar um acesso de tosse agudo e mesmo um desconforto respiratório", explica Joelma.

Em relação aos pequenos objetos, é importante que os pais estejam bem informados sobre os procedimentos de primeiros socorros para o caso de ocorrer algum acidente. Nesse caso, a pediatra ressalta que é importante que os pais e a criança mantenham a calma e procurem um médico imediatamente para que os riscos sejam analisados e os procedimentos adotados.

"Se a criança engoliu o brinquedo e não está engasgada, devemos nos acalmar e acompanhar as evacuações para ver a eliminação do objeto. Se o objeto for metálico, ele pode machucar as vias digestivas e, se não sair naturalmente, pode oxidar, causando uma inflamação no intestino que pode muitas vezes precisar de uma endoscopia ou retirada por cirurgia", orienta Joelma.

beijinhos de luz...

Nenhum comentário:

Não dê armas às crianças!!

Não dê armas às crianças!!