Estamos de volta!!

Estamos de volta!!
Viva o Verão...

22 de mar. de 2013

Brincadeiras inocentes, lesões permanentes...



PRONAÇÃO DOLOROSA OU SUBLUXAÇÃO DA CABEÇA DO RÁDIO OU COTOVELO DA BABÁ Trata-se de uma lesão bastante comum na criança entre 18 meses e 04 anos de idade. Nesta faixa etária o cotovelo da criança não está ainda bem formado e apresenta muita frouxidão ligamentar.

O cotovelo é uma dobradiça formada pelo encontro do osso do braço (úmero) encaixado em um osso do antebraço (ulna). No antebraço existe outro osso (rádio), localizado no lado do polegar, e no cotovelo ele interage com a ulna para realizar a rotação do antebraço (chamada de movimento de prono-supinação). A cabeça do rádio é presa na ulna por um ligamento que a envolve como um anel (ligamento anular).ortope

Se ocorre uma tração no rádio para longe do cotovelo ocorre lesão do ligamento anular (que é fino nesta faixa etária) e deslocamento da cabeça do rádio do encaixe no osso vizinho. 

SINTOMAS

A criança começa a chorar e mantém o braço parado ao lado do corpo com a palma da mão virada para trás. Se recusa a levantar o braço acima da cintura que causa desconforto e não usa a mão deste lado (se você tenta lhe oferecer algo, por instinto ela apanhará com a outra mão). Tem dor quando tentamos “rodar” o antebraço. Ela até para de chorar mas mantém o braço imóvel ao longo do corpo para grande apreensão dos pais. 

CAUSAS 

A causa da lesão pode ser óbvia, como quando os próprios pais puxaram a criança pelo braço, mas em algumas circunstâncias pode ser obscura; a criança não sabe contar aos pais o que ocorreu e a babá afirma que a criança caiu… Muitas vezes é uma combinação do movimento da criança e de um adulto. 
A criança se joga no chão e um adulto tenta levantá-la pela mão (levante-a segurando por baixo dos braços). 

Evite brincadeiras de balançar a criança segurando-a pelas mãos.
A criança está segura pelo braço quando sofre uma queda súbita. 
Segurar a criança pela mão para ela não sair correndo
Puxar a criança quando estamos andando de mãos dadas e estamos com pressa (lembrar que o passo da criança é menor).

O QUE FAZER? 

Leve a criança para o hospital o mais rápido possível. Um médico Ortopedista irá determinar se não há fratura ou algo mais grave. Em geral, não há dor á palpação do cotovelo e nem inchaço. A radiografia não é necessária se não há sinais de fratura no exame físico, pois na pronação dolorosa a radiografia aparece normal apesar do deslocamento do rádio.

Nenhum comentário:

Não dê armas às crianças!!

Não dê armas às crianças!!