Estamos de volta!!

Estamos de volta!!
Viva o Verão...

2 de abr. de 2016

Dia Internacional do Livro Infanto-juvenil


O Dia Internacional do Livro Infantil é comemorado em 02 de abril. A data foi escolhida para homenagear o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.

A literatura infantil é a porta de entrada para um universo lúdico e cheio de possibilidades. Uma criança que recebe o estímulo à leitura certamente será um adulto leitor, e todos nós sabemos dos incontáveis benefícios que o hábito de ler proporciona em diversos aspectos da nossa vida. Para divulgar a literatura e assim conquistar novos adeptos, foi instituído o Dia Internacional do Livro Infantil, celebrado a cada 2 de abril.


A primeira coletânea de contos infantis surgiu no século XVII, na França, 
organizada por Charles Perrault, considerado o pai da literatura infantil

Mas será que você sabe por que o Dia Internacional do Livro Infantil é comemorado no dia 2 de abril? Bom, a data não foi escolhida ao acaso, já que o dia 02 de abril é o aniversário de nascimento de um dos mais importantes nomes da literatura infantil o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. Andersen não foi o primeiro a escrever para o público infantil, mas é considerado o primeiro autor a adaptar fábulas já existentes para uma linguagem mais adequada ao universo dos pequenos. Foi dele a ideia de transmitir, por intermédio de antigas histórias, moral e valores, concepção que ainda não havia sido abordada por Charles Perrault, considerado o pai da literatura infantil, e pelos Irmãos Grimm, que apenas adaptavam as histórias cujos finais não eram tão felizes assim...

No Brasil, nomes como Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Pedro Bandeira, Tatiana Belinky, Lygia Bojunga, Ziraldo, entre tantos outros, há anos divulgam a literatura infantil, que por aqui é comemorada no dia 18 de abril dia que marca o aniversário de nascimento do precursor do gênero no país, o escritor Monteiro Lobato. Lobato não só produziu clássicos da literatura infantil, vide as histórias do Sítio do Picapau Amarelo, como também traduziu e adaptou clássicos mundiais, como Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, e Robin Hood, lenda inglesa recontada por vários escritores.


A estátua de Hans Christian Andersen foi erguida no Central Park, 
Nova Iorque, no ano de 1956 em comemoração aos 150 anos de seu nascimento

Mais do que lembrar e celebrar a data, é fundamental que a literatura infantil seja divulgada, para que possa, então, tornar-se uma realidade na vida dos pequenos. Vale ressaltar que, além de permitir que as crianças explorem as inesgotáveis possibilidades que existem no mundo da imaginação, o hábito da leitura é fundamental para o aumento da proficiência da escrita e da própria leitura. Ler, além de ser divertido e prazeroso, é também fonte de conhecimento, e é através do conhecimento que uma sociedade crítica e pensante é construída.

Por Luana Castro
Gradauda em Letras

Nenhum comentário:

Não dê armas às crianças!!

Não dê armas às crianças!!