Estamos de volta!!

Estamos de volta!!
O Inverno Chegou...

5 de nov de 2012

Mamãe, o que é "bule"?


Ricardinho entrou em casa, ofegante, aos berros: 
_ Mamãe, mamãe...o que é "bule"? 

_ Bule?? bule é aquela vasilha onde colocamos o café quando
 temos visitas em casa, respondeu a sua mãe. 

_Só quando tem visitas?? 

- Sim, porque no dia-a-dia nós usamos garrafa térmica, porquê??

 _ Ah! mamãe, não deve ser este bule não, falou o menino fazendo beicinho.

- De qual bule você está falando menino?? 

_ Sabe mamãe, hoje na escola aconteceu uma briga feia com alguns coleguinhas 
mas eu fiquei quietinho sem dar um pio.
A diretora foi ver o que estava acontecendo, 
por causa da gritaria, levou todos eles para a sua sala e retornou para nos 
dizer que não queria saber de "bule" na escola. 

- AH! disse D. Ruth, sorrindo.
Não é "bule" meu filho, é "bullying"!

 _Hummm...e o que é mesmo mamãe, este troço ai? 

Dona Rute pacientemente explicou ao filho que o "buylling" é uma situação 
em que acontecem agressões intencionais, verbais ou físicas, 
feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. 

_ Ah! mamãe, explica melhor vai...

- Deixe-me pensar!! Ah! já sei como explicar. 
Me diga uma coisa filho, você tem algum colega diferente? 

_Tenho mamãe, o Marquinhos, ele é zarolho, usa uns óculos com 
lentes "grossonas"e os colegas vivem chamando-o 
de "instalação trocada". 

- Este apelido incomoda o coleguinha filho?? 

_Demais mamãe,demais!!Ele chora, se esconde ,falta aula, 
mas quando retorna a turma não o deixa em paz .
E a briga foi com ele por causa deste apelido.

- Pois isto aí é "bullying" filho, no caso é uma "agressão verbal,
 intencional e repetitiva", entendeu? 

_ Entendi mamãe, e fico pensando como deve ser chato alguém 
ser perturbado todos os dias por outro lhe chamando 
de algo que ele não gosta..

- É mesmo, finalizou dona Rute; e, por favor, se comporte com os 
seus colegas e não me vá entrar na onda dos outros não!!

_ Eu hein! Eu hein!! eu quero é paz!! falou Ricardinho, 
jogando um beijinho para a sua mãe...

- Vem cá filho, vem cá pois falta eu lhe explicar como surgiu o nome "bullying".

 _E a senhora sabe mamãe??

 - Sei sim!  O termo "bullying" tem origem na palavra inglesa 
"bully", que significa valentão, brigão.

_ Xiiiiiiiiiii...então todo mundo que pirraça outro 
praticando o "bullying" é isso tudo aí??

 _ É filho! quem pirraça é porque gosta de provocar 
e brigar e não quero que você seja assim, está certo? 

_Certíssimo mamãe!! Certíssimo!! um beijão minha "gata",falou 
Ricardinho dando uma risadinha perguntando: 
_É bullying??

soninha

beijinhos de luz...

Postar um comentário

Não dê armas às crianças!!

Não dê armas às crianças!!