Estamos de volta!!

Estamos de volta!!
Viva o Verão...

5 de nov. de 2012

Mamãe, o que é "bule"?


Ricardinho entrou em casa, ofegante, aos berros: 
_ Mamãe, mamãe...o que é "bule"? 

_ Bule?? bule é aquela vasilha onde colocamos o café quando
 temos visitas em casa, respondeu a sua mãe. 

_Só quando tem visitas?? 

- Sim, porque no dia-a-dia nós usamos garrafa térmica, porquê??

 _ Ah! mamãe, não deve ser este bule não, falou o menino fazendo beicinho.

- De qual bule você está falando menino?? 

_ Sabe mamãe, hoje na escola aconteceu uma briga feia com alguns coleguinhas 
mas eu fiquei quietinho sem dar um pio.
A diretora foi ver o que estava acontecendo, 
por causa da gritaria, levou todos eles para a sua sala e retornou para nos 
dizer que não queria saber de "bule" na escola. 

- AH! disse D. Ruth, sorrindo.
Não é "bule" meu filho, é "bullying"!

 _Hummm...e o que é mesmo mamãe, este troço ai? 

Dona Rute pacientemente explicou ao filho que o "buylling" é uma situação 
em que acontecem agressões intencionais, verbais ou físicas, 
feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. 

_ Ah! mamãe, explica melhor vai...

- Deixe-me pensar!! Ah! já sei como explicar. 
Me diga uma coisa filho, você tem algum colega diferente? 

_Tenho mamãe, o Marquinhos, ele é zarolho, usa uns óculos com 
lentes "grossonas"e os colegas vivem chamando-o 
de "instalação trocada". 

- Este apelido incomoda o coleguinha filho?? 

_Demais mamãe,demais!!Ele chora, se esconde ,falta aula, 
mas quando retorna a turma não o deixa em paz .
E a briga foi com ele por causa deste apelido.

- Pois isto aí é "bullying" filho, no caso é uma "agressão verbal,
 intencional e repetitiva", entendeu? 

_ Entendi mamãe, e fico pensando como deve ser chato alguém 
ser perturbado todos os dias por outro lhe chamando 
de algo que ele não gosta..

- É mesmo, finalizou dona Rute; e, por favor, se comporte com os 
seus colegas e não me vá entrar na onda dos outros não!!

_ Eu hein! Eu hein!! eu quero é paz!! falou Ricardinho, 
jogando um beijinho para a sua mãe...

- Vem cá filho, vem cá pois falta eu lhe explicar como surgiu o nome "bullying".

 _E a senhora sabe mamãe??

 - Sei sim!  O termo "bullying" tem origem na palavra inglesa 
"bully", que significa valentão, brigão.

_ Xiiiiiiiiiii...então todo mundo que pirraça outro 
praticando o "bullying" é isso tudo aí??

 _ É filho! quem pirraça é porque gosta de provocar 
e brigar e não quero que você seja assim, está certo? 

_Certíssimo mamãe!! Certíssimo!! um beijão minha "gata",falou 
Ricardinho dando uma risadinha perguntando: 
_É bullying??

soninha

beijinhos de luz...

2 comentários:

PERSEVERÂNÇA disse...

Assunto sério porém deveriam ser mais abertos os tratamentos para quem pratica e quem é vitima.
Passei essa situação, a cada mensagem recebida é terrivel, eu sentia muito mais por quem fazia do que por mim, pois eu sabia que podia ajudar a pessoa e assim mesmo ela ainda cometia enganos terriveis sem nunca me dar a chance de mostrar que ela não merecia passar por isso, realizando esse tipo de atitude que nunca jamais levariam a lugar nenhum.
Deixo um abraço fraternal para vc querida Soninha, excelente assunto, pois abrange varias situações.
Bj

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Soninha
Com tem tido isso nas escolas!!! No mundo por aí também... Hoje eu dizia numa loja que não gostava de preto mas tive que frisar bem: da roupa preta pois estávamos comprando uma blusa... O pessoal começou a olhar-me e eu frisei bem pra não deixar dúvida... Temos que ter cuidado com tudo...
Com falas agressivas ou comportamentos...
Bjs de paz e bem

Não dê armas às crianças!!

Não dê armas às crianças!!