Estamos de volta!!

Estamos de volta!!
Viva o Verão...

6 de jan. de 2013

Como separar o lixo reciclável com a ajuda das crianças



Separar o lixo, limpar e descartar corretamente. Dividir a coleta seletiva entre todos da família, inclusive as crianças, ensina sobre educação ambiental e responsabilidade.

Reciclagem é hoje a forma mais fácil de ensinar educação ambiental às crianças. Principalmente, porque isso faz parte da rotina escolar e deve continuar em casa. Assim, aprender a descartar o que a família consome diretamente pode ser uma lição tão preciosa e cotidiana para o futuro das crianças – e dos adultos! – quanto fazer a cama e arrumar o quarto.

Quando encaminhamos o lixo seco para a reciclagem, garantimos que menos recursos naturais sejam extraídos para a fabricação e outros produtos. Também geramos emprego e renda em cooperativas, auxiliando um novo mercado de trabalho formado por cidadãos com menos oportunidades. Por isso, reunimos aqui algumas dicas para ajudar você a incorporar a coleta seletiva na rotina da casa e envolver as crianças, que vão adorar participar:
- Separe o lixo seco e úmido. Um cesto grande para secos e um menor para úmidos é o suficiente.
- Não se esqueça de passar água nos materiais recicláveis para retirar resíduos, evitar contaminação e odor forte. Não precisa lavar com muita água, afinal, economizar água faz parte do processo de sustentabilidade.

- Na hora de descartar, armazene os materiais adequadamente para economizar espaço e facilitar o transporte. Para resíduos de papel, faça um malote amarrado de cada tipo. Para garrafas Pet, retire o ar, amassando e fechando com a tampa.
- Inclua na lista de compras alguns produtos responsáveis. Colaborar com a reciclagem também significa escolher produtos mais sustentáveis, especialmente sob o ponto de vista da embalagem. Eles podem ser mais caros, mas trocar um detergente normal por um sustentável já é uma conquista para o ambiente.

- Descarte pilhas, baterias, aparelhos eletrônicos e lâmpadas em lugares específicos.
- O que não vira lixo, como adesivos, guardanapos, papel higiênico, plásticos laminados, deve ser separado dos orgânicos.

Além de separar o material orgânico, você pode montar uma composteira, que transforma o lixo em adubo para plantas em poucas semanas.
Para envolver as crianças na separação dos recicláveis

Existem diversas maneiras de ensinar a coleta seletiva dentro de casa de forma divertida para as crianças. A separação do lixo pode ser feita de forma educativa dentro de casa. 
- Junte o lixo que restou ao fazer a refeição e faça a divisão entre seco e úmido em família, para que todos possam saber como e o que separar. Dessa forma, a criança fica responsável pelo descarte correto de tudo que comeu. 

- Outra atividade interessante para as crianças é participar da compostagem, processo em que os orgânicos são enterrados para virar adubo, e depois plantar mudas usando o composto rico em nutrientes. Pode ser legal também fazer um canteiro de ervas. Para tornar a reciclagem uma brincadeira, a receita infalível é construir objetos com os materiais secos, para ganharem nova utilidade e serem transformados de acordo com a criatividade de cada um.
composteira doméstica 


3 comentários:

Unknown disse...

Muito obrigado pelo seu carinho ,vim ate aqui para agradecer e vou continuar a seguir este blog tao positivo e tao colorido ,muitas felicidades beijinhos

Pedro disse...

Soninha, muito boa essa postagem,bem explicadinha!
Amiga, um ano de paz, luz e muita saúde!!
Beijinhos
Pedro e Amara

Pedro disse...

Tá lindo o blog, amanhã vou mostrar para Pedro ele vai gostar!
bjs
Pedro e Amara

Não dê armas às crianças!!

Não dê armas às crianças!!