Estamos de volta!!

Estamos de volta!!
Viva o Verão...

9 de fev. de 2012

Você gosta de brincar com pipa?!


Brinque!

Mas não passe cerol na linha e faça uma campanha com os seus amiguinhos para não passarem.

Veja o que aconteceu com esta linda garça:

Garça ficou pendurada em árvore de cerca de 15m de altura. Ave teve ferimentos na asa por causa do cerol. 

Uma garça se feriu depois de ficar presa na linha de uma pipa no Centro de João Pessoa no início da tarde desta quarta-feira (8). Segundo o soldado Vanderson, do Corpo de Bombeiros, a linha estava com cerol e asa da ave ficou muito machucada.

Ave ficou ferida com o cerol que tinha na linha (Foto: Walter Paparazzo/G1)

O caso aconteceu na Praça Dom Ulrico. 

Ainda de acordo com informações do soldado Vanderson, a ave estava se debatendo, pendurada em um pé de buriti, uma árvore de cerca de 15m de altura. Por serem impedidos de resgatar animais com equipamentos, os bombeiros só conseguiram tirar a garça com ajuda da população, usando pedaços de galho e linhas.

Mesmo depois de solta, a garça não conseguiu voar por causa do machucado na asa. O animal será entregue à Polícia Ambiental, que deverá encaminhá-lo ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama para tratar os ferimentos

Onde peguei a notícia?

Você sabe o que é cerol?

É uma mistura de cola com vidro moído (ou limalha de ferro) que é aplicado em linhas de papagaios, também conhecidos como "pipas"

O cerol tradicional é uma mistura de pó de vidro (normalmente de bulbos de lâmpadas) com cola porém existem também varias modificações do cerol. Uma delas é substituir o vidro por pó de ferro, que é facilmente adquirido em serralherias. A fusão do ferro pelo maçarico deixa cair no chão um minúsculo pó, que, com o tempo, vai se criando no local uma vasta massa de pó. 

Esse material é retirado por vendedores de cerol e por pipeiros regularmente fora dos olhos da polícia. Esse material é misturado a cola-de-sapateiro, que é comercializada em potes cujo valor varia entre R$1,50 a R$3,50. Por causa da presença do ferro, as linhas impregnadas com esta variante de cerol conduzem a eletricidade facilmente. 

Basta um único contato da linha com os fios de alta tensão para que a pessoa seja eletrocutada. Mesmo sendo perigosa, a mistura com pó de ferro ainda é utilizada, porém em menor quantidade de que a mistura feita com vidro. 

Muitos acidentes fatais ocorrem com motociclistas que passam por áreas onde crianças e adolescentes empinam papagaios. 

Geralmente nos casos fatais, é o pescoço do motociclista ou pedestre que entra em contato com a linha de pipa com cerol. São também vítimas do cerol: aeronaves, pedestres. , ciclistas, motociclistas, paraquedistas, skatistas e outros.

Atualmente, em alguns municípios brasileiros, existem leis que proíbem o seu uso e venda. O vendedor de cerol pode ser preso, além de pagar multa.

Onde aprendi tudo isto?!


beijinhos de luz


Clique e leia
A FADINHA PRECIOSA

Nenhum comentário:

Não dê armas às crianças!!

Não dê armas às crianças!!