Estamos de volta!!

Estamos de volta!!
Viva o Verão...

25 de jul. de 2012

Seu cãozinho está coçando o ouvido demais?

Pode ser sarna!

Sim, isto mesmo. Há um tipo de sarna que acaba com os bichinhos de tanta coceira e mal estar.

O proprietário, ao limpar os ouvidos de seu animal, vai notar a presença de uma grande quantidade de cera nos ouvidos, de cor castanha bem escura, quase preta. O cerúmen em excesso é causado por uma reação do conduto auditivo em decorrência da presença de inúmeros ácaros (sarna). 

A coceira é um sinal característico da sarna. O animal coça muito as orelhas, geme e pode chacoalhar a cabeça insistentemente. Esse tipo de sarna fica restrito ao conduto auditivo, não aparecem lesões no resto do corpo animal e as pessoas que convivem com ele não correm risco de se infestarem. A sarna OTODÉCICA é exclusiva dos animais. 

O excesso de cera nos ouvidos e o traumatismo causado pelo ato de se coçar violentamente com as patas traseiras, fazem com que o cão ou gato desenvolvam inflamação nos ouvidos (otite), o que causa dor e agrava o desconforto.A sarna otodécica é contagiosa entre os animais. 
Quando há mais de um cão ou gato na casa, mesmo que apenas um apresente os sinais clínicos, todos devem ser tratados.. O tratamento consiste em aplicar medicamentos parasiticidas no conduto do animal, diariamente, por um período de tempo prolongado, a critério do veterinário. Mesmo após a cura, notada através da interrupção da coceira e desaparecimento da cera, o animal pode se reinfestar se estiver em contato com outros cães ou ambiente contaminados.

O ouvido sadio não apresenta cerúmen (cera), odor desagradável ou coceira. Em qualquer um desses casos, leve seu amigão ao veterinário
Dra. Silvia C. ParisiMédica veterinária - (CRMV SP 5532)
Não descuide do seu amigão...

Um comentário:

PERSEVERÂNÇA disse...

Quem tem bichinho em casa tem que cuidar e muito bem, eles são seres viventes como nós.
Não importa se vc coloca ele no colo por ser pequeno ou apenas dá umas voltinhas no quarteirão por ele ser grandão e precisa caminhar, é pelo fato que a partir do momento que se propõe ter o bichinho tem que cuidar como se fosse um parente seu.
Que postagem perfeita , parabens
Bjs
Nicinha

Não dê armas às crianças!!

Não dê armas às crianças!!