Estamos de volta!!

Estamos de volta!!
O Inverno Chegou...

17 de jan de 2012

17 de janeiro de 1929 nasce POPEYE!



Popeye é um personagem clássico dos quadrinhos, criado por E. C. SegaR em 1929, e adaptado para desenhos animados em 1933 pelos irmãos Dave e Max Fleischer.




É um marinheiro carismático que está sempre tentando proteger sua namorada, Olívia Palito (em inglês Olive Oyl, e pronuncia-se: "Ólev Oiu"), das garras de seu eterno inimigo, Brutus (em inglês Bluto).

Quando come espinafre, Popeye fica muito mais forte e confiante, podendo vencer qualquer desafio.




O significado do seu nome (pop eye) é "olho estourado", ou também "olho arrebentado" "saltado" ou "arrancado", ele é chamado assim pelo fato de ser um marinheiro caolho. "Pop eye" quer dizer: "pop" = estouro ou saltar / arrancar, "eye" = olho, parecido um pouco com a palavra pipoca que é "popcorn" em inglês: "pop" = estouro, "corn" = milho, "milho estourado".




Um fato curioso é que nas animações do início dos anos 30 Popeye era mesmo caolho, e não possuia o seu olho direito, mas em meados dos anos 40 essa característica foi tirada da personagem e ele passou apenas a ficar com um dos olhos fechados, sempre trocando de um para o outro, e as vezes mantendo os dois olhos abertos.



Popeye surgiu em 1929 nas tiras de quadrinhos "Thimble Theatre" ("Teatro em Miniatura") de Elzie Crisler Segar no "New York Journal".




No Brasil, os quadrinhos do Popeye também se tornaram muito famosos, foram publicados pela primeira vez em 1936. 

Nessa época Popeye e Olívia tiveram os seus nomes traduzidos nas primeiras publicações, 




Popeye se chamava "Brocoió", Olívia "Serafina".




Porém os nomes não fizeram sucesso, e acabaram mudando para os que são conhecidos até hoje em dia. 




Em alguns antigos gibis do Popeye outros personagens também tiveram outras traduções para os seus nomes, o bebê Gugu já foi chamado de "Zezé" (não só nos quadrinhos, mas também na dublagem paulista de Popeye o Filme), e o Dudu chegou a ser chamado de "Pimpão".


Leia tudinho 

beijinhos afetuosos...

Postar um comentário

Não dê armas às crianças!!

Não dê armas às crianças!!