pau de sebo
No Reino Mágico da Fantasia o forró da Mariquita era o melhor de todos!
Ali as crianças se divertiam dançando quadrilha, vendo as brincadeiras de pau-de-sebo, pular fogueira, adivinhações e muitas outras coisas que as tornavam muito felizes. Havia também o famoso casamento que era muito engraçado ,com os noivos vestidos a rigor e o padre para realizar a sua celebração.
forró / passinho de quadrilha
passando o frio
A criançada vibrava na hora do "casório", e logo em seguida os noivos dançavam juntos aos demais.
Era pura animação!
As barraquinhas com muitas guloseimas típicas do São João: canjica, milho cozido, amendoim torrado e cozido, pamonha, batata assada e outras tantas, enchiam os olhinhos das crianças de desejo de prová-las e se tornavam ansiosas por este momento.
Depois que brincavam bastante e se fartavam de guloseimas chegava a hora de assitirem a queima de fogos e os balões subirem aos céus....A criançada adorava.!
Havia porém um grande problema. Todos os anos, após soltarem os balões, muitas matas incendiavam porque o vento levava-os para bem distante e eles pareciam adivinhar onde o mato estava bem sequinho, e alí eles caíam causando os incêndios.
Os moradores do Reino Mágico da Fanatsia decidiram que nunca mais soltariam balões para evitar que as matas se queimassem, matando animais que ali estivessem, tornando a terra ruim para o plantio e correndo o risco de incendiar casas e ferir pessoas.
Continuariam a fabricar os balões, porém só para enfeitar a festa.
Desta maneira, todos se divertiam sem riscos contra a nossa Mãe Natureza!
" Alguns incêndios provocados por balões juninos"
01
02
04
05
Portanto criançada e adultos, vamos curtir o São João,
com muita alegria e segurança, respeitando a Natureza!
bjinhos,soninha
5 comentários:
Olá, querida Soninha
Outro post engraçadinho demais... bem cheio de vida e vigor... Atualíssimo!!!
Os quitutes motivam o mês de junho e ajudam a dar ânimo no mês de junho e energia a viver aqui e bem nesse planeta tão sofrido...
Bjs ecológicos cheios de paz.
E para piorar essa época é de seca, portanto os balões causam mais estragos ainda. Podemos nos divertir sem causar transtornos ao meio ambiente.
Olá, vim através da Teia e gostei muito do seu texto, terno, mas que passou uma mensagem muito importante e séria!Eu nasci no Brasil e vivi aí até os 18 anos. Lembro-me bem desses balões, o céu chegava a ficar pejado deles, eram mesmo perigosos. Espero que as pessoas estejam mais conscientes. Os fogos de artificio também são um problema cá em Portugal! Para nos divertirmos não é necessário colocar em perigo o ambiente e as pessoas, há tantas formas saudáveis de o fazer, por exemplo comendo os óptimos quitutes que mencionaste e depois dançar uma bela quadrilha para desgastar as calorias. Ai que saudades das Festas Juninas!
Adorei a sua participação!
Beijinhos verdes
Oi, Soninha:
Os balões são tão lindos...
...os balões devem ser com certeza, as estrelas aqui deste mundo, e as estrelas no espaço profundo, são os balões lá do céu.
Mas são tão perigosos !!!
Ótima idéia usar os balões somente como decoração.
Parabéns pela participação na nossa Teia Ambiental!
Beijo
Oi Soninha,
disso aqui eu não sabia, que os balões iluminados largados atingiam locais e incendiavam matas e terrenos secos.
Faz todo o sentido mas nunca parei para pensar.
Felizmente que aqui em Portugal não se soltam balões nas festas juninas.
Beijinhos,
Rute
Postar um comentário