Estamos de volta!!

Estamos de volta!!
Viva o Verão...

23 de out. de 2015

Dia da Aviação e do Aviador no Brasil

Todos os anos, o Dia do Aviador é celebrado em 23 de outubro para lembrar o histórico voo realizado pelo brasileiro Santos Dumont com o seu 14-Bis. Há 109 anos, ele conseguia a fabulosa façanha de alçar pela primeira vez um avião a voo no Campo de Bagatelle, em Paris, capital francesa.

Já admirado por suas pesquisas e invenções, Santos Dumont conseguiu reunir milhares de pessoas e membros da imprensa internacional para aplaudirem o feito do brasileiro. Pela primeira vez, um homem ergueu-se do solo, com recursos de um aparelho mais pesado que o ar, realizando um vôo planado.

Na ocasião, voou por cerca de 60 metros a uma altura de 2 a 3 metros com o mítico 14-Bis. Uma controvérsia, no entanto, paira no meio da aviação: os norte-americanos irmãos Wright reclamam para si este feito, mas diferentemente de Santos Dumont o voo teria sido feito em uma fazenda, sem testemunhas.

Diante da importância da data, o Dia do Aviador foi oficializado com a publicação da Lei 218, de 4 de julho de 1936, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Getúlio Vargas.

Após ser um dos homens mais populares da Europa no início do século XX, Santos Dumont morreu no Guarujá, em 23 de julho de 1932. No entanto, os seus feitos e a sua importância, sem dúvidas – e com o perdão do clichê -, são imortais.

Nenhum comentário:

Não dê armas às crianças!!

Não dê armas às crianças!!