Estamos de volta!!

Estamos de volta!!
Viva o Verão...

17 de fev. de 2013

CRIANÇA EGOÍSTA: como lidar


Pesquisa comprova que os pequenos têm mais dificuldade de compartilhar que as maiores. O papel da família é fundamental para elas aprenderem a dividir

Seu filho empresta os brinquedos aos amigos sem a sua intervenção? Se ele é pequeno e você já passou pela saia-justa de não conseguir convencê-lo de compartilhar suas coisas com colegas, saiba que isso é natural. Nos primeiros anos, a criança é mais egocêntrica, e, conforme cresce, muda de comportamento.

Pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Zurique avaliou 229 crianças entre 3 e 8 anos de idade. Eles entregaram doces para cada uma delas e observaram como as guloseimas seriam divididas. O resultado mostrou que a maioria das mais novas, entre 3 e 4 anos, não compartilhou o doce com o parceiro.

Embora pesquisas mostrem que há uma influência genética para ser ou não egoísta, o ambiente em que seu filho vive é fundamental para que aprenda a ser mais sociável, capaz de se relacionar e partilhar com o outro. “Todos nós ‘nascemos’ egoístas, mas aprendemos a dividir para não vivermos isolados socialmente”, diz Rita Calegari, psicóloga infantil do Hospital São Camilo. Se os pais não têm espírito de cooperação, provavelmente a criança agirá da mesma maneira na sua vida.

A escola também exerce um papel fundamental no comportamento porque elas percebem que não são o centro de tudo e precisam esperar a sua vez para viver em harmonia com um grupo.

Veja como é possível estimular a criança a dividir:
- Faça uma limpeza, mesmo que anual, com o que seu filho não usa e não brinca mais. Peça para que ele participe do momento da reciclagem e da doação, seja a algum parente, creche ou abrigo; 
- Se for receber crianças em sua casa, fale para seu filho que elas vão querer brincar com as coisas dele. Mostre que isso é muito bacana, pois quando ele for a casa delas também poderá conhecer os brinquedos que têm;  
- Seu filho pede um presente toda vez que você vai comprar algo para um amigo que está fazendo aniversário? Converse e diga que aquele dia é o colega quem ganha, e o presente dele virá em seu aniversário ou numa data especial. Assim, a criança aprende que não é porque o outro ganha que ela também tem de ter.
Autora:"Ana Paula Pontes"
beijinhos de luz... 

Nenhum comentário:

Não dê armas às crianças!!

Não dê armas às crianças!!