Estamos de volta!!

Estamos de volta!!
Viva o Verão...

8 de nov. de 2009

08 de novembro!




Dia dos Profissionais das Técnicas Radiológicas (Técnicos e Tecnólogos em Radiologia).

É um dia importante porque nos lembra a importância de um RX para se estabelecer um diagnóstico médico, principalmente na área de ortopedia no que diz respeito aos traumas com fraturas fechadas.

Embora tenha ocorrido uma evolução importante na área do diagnóstico por imagem, com o advento da TC(tomografia computadorizada), RM(ressonância magnética) e alguns outros métodos mais sofisticados, ainda é de grande valia o RX, principalmente nos ambulatórios e em casos de emergância.

Não só o ortopedista o utiliza e muito, como os cirurgiões, cardiologistas,pediatras etc.

Poderíamos citar aqui uma vasta gama da utilização deste exame mas sugiro que os interessados busquem.Há vários sites que informam com fidedignidade.Um deles é:
http://www.if.ufrgs.br/ast/med/imagens/node2.htm

O técnico em radiologia é o profissional responsável em realizar o nosso exame. Sim! a sua qualificação na área e um bom equipamento fornecerão um exame capaz de dar ao médico as informações que ele precisa para obter o diagnóstico.

Aplausos para estes profissionais que trabalham nos bastidores e no anonimato enquanto as clínicas e os doutores recebem as honras de serem os bons ou os melhores no serviço de radiologia.

Às vezes falamos: - Vou fazer o meu Rx em tal clínica porque é o melhor da cidade e doutor fulano é bom demais no que faz. e nos esquecemos que foi o "Técnico em Radiologia" quem fez, sózinho, o exame, verificando posição correta do paciente a fim de que a incidência da radiação se faça corretamente, regula o nível de radiação,revela a película e repassa ao médico que dará o laudo.

É pois, um trabalho de equipe onde ambos devem estar suficientemente qualificados para que possamos obter um correto laudo.

Pensem nisto!


bjs,soninha

Nenhum comentário:

Não dê armas às crianças!!

Não dê armas às crianças!!