Estamos de volta!!

Estamos de volta!!
O Inverno Chegou...

5 de set de 2013

Os perigos que brinquedos inadequados oferecem ao seu filho


Saiba quais brinquedos podem ser potencialmente perigosos e tome precauções para manter as crianças sempre seguras

Nada melhor do que deixar os filhos brincando em um canto da casa, rodeados por todos os seus brinquedos, certo? Errado. Brinquedos infantis, de todos os tipos, podem causar acidentes cotidianos, especialmente perigosos quando as crianças se encontram longe de um adulto.

Alguns cuidados básicos podem garantir a segurança da brincadeira. “Supervisão é um fator importante para manter as crianças protegidas de acidentes com brinquedos”, explica Lia Gonsales, coordenadora de mobilização da ONG Criança Segura. “O envolvimento do responsável na brincadeira, ao invés da observação à distância, permite um cuidado ainda maior”, diz.

O outro lado dessa preocupação com segurança é a seleção dos brinquedos na hora de comprar: é preciso sempre considerar a idade, o interesse e o nível de habilidade da criança, além de seguir as recomendações do fabricante quanto a idade. Por fim, procure por brinquedos com selo do Inmetro.

Seguir as recomendações da caixa do brinquedo, porém, não é tudo. É preciso evitar brinquedos com correntes, tiras e cordas com mais de 15 cm, que oferecem risco de estrangulamento. Já brinquedos elétricos podem causar queimaduras e só são recomendados para os maiores de 8 anos.

Outras recomendações devem ser aplicadas no dia a dia. “Inspecione regularmente os brinquedos à procura de danos que podem ocorrer durante a brincadeira ou enquanto a criança manuseia o brinquedo. Observe também a presença de potenciais riscos como partes pequenas que podem se soltar, pontas afiadas e arestas”, recomenda a especialista. Se o brinquedo quebrar, conserte-o imediatamente, ou deixe fora do alcance das crianças. “Considere utilizar um testador para determinar aquelas partes pequenas de brinquedos que oferecem risco de engasgamento para crianças de até 4 anos. Crianças na chamada fase oral estão explorando o mundo e tendem a fazê-lo colocando brinquedos e outros objetos na boca".
Postar um comentário

Não dê armas às crianças!!

Não dê armas às crianças!!